19|MAR|2011

Depois da excelente apresentação do investigador Vasco Flores Cruz sobre os anfíbios de Portugal em geral e dos anfíbios do Parque Natural do Litoral Norte em particular, foi no campo e pela noite dentro que o workshop "Anfíbios do Parque Natrual do Litoral Norte" marcou pontos.

Duas descobertas fantásticas ocorreram na saída para o campo: a primeira foi a descoberta do Sapinho-de-verrugas-verdes, no extremo norte do Parque, que marca o ponto mais a norte de Portugal para esta espécie.

A segunda descoberta, que marcou de forma significativa o workshop, foi a localização de 4 populações da grande Salamandra-de-costelas-salientes, e que veio confirmar o estudo feito pela bióloga Cátia Matos, que já tinha observado esta espécie na sua fase larvar, confirmando portanto, mais uma espécie à lista dos anfíbios do Parque Natural. Foi um grande momento que, para além do investigador, deixou satisfeitos todos os participantes.

Durante a saída, para além destas descobertas, tivemos a sorte de observar o raro Bicho-pau-aquático, a Rela-comum, o Tritão-marmorado, o Tritão-palmado, larvas de Salamandra-de-pintas-amarelas, de Sapo-parteiro e de Sapo-de-unha-negra, e uma postura do maior urodelo (anfíbio com cauda) da Península Ibérica, a Salamandra-de-costelas-salientes.

Por todas estas razões valeu a pena a organização deste workshop.

Agradeço ao Vasco que nos trouxe muitos conhecimentos e os transmitiu de forma exemplar e acessível, à Zendensino, ao Parque Natural do Litoral Norte e a todos os participantes.

 

    Rela-comum

    Sapinho-de-verrugas-verdes

 

        

    Salamandra-de-costelas-salientes